Servidores da Coordenadoria Jurídica do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE) participaram na manhã da quinta-feira, 14, de um curso sobre o Sistema de Gestão Previdenciário, ministrado pelo diretor de previdência do Sergipeprevidência, Pedro Vieira. O objetivo do encontro foi ampliar conhecimentos sobre o sistema e reforçar a parceria entre o tribunal e o instituto.
Durante o evento, o palestrante mostrou dados referentes ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE), regido pelo Sergipeprevidência. Um exemplo que mostra a maior celeridade dos processos após a implantação do Sisprev é o tempo para ser concedida uma pensão por morte: antes, demorava seis meses para sair o resultado, enquanto que hoje o procedimento todo se completa em 30 dias. Outras vantagens, como a possibilidade de simular a aposentadoria do servidor ativo, também são proporcionadas pelo sistema virtual.
Após uma conversa com a conselheira e presidenta do TCE, Maria Isabel Nabuco d’Ávila, observamos a necessidade de realizar um curso sobre o sistema com os técnicos que trabalham com aposentadoria, explica Pedro Vieira. Com essa capacitação, pretendemos diminuir o tempo de concessão e homologação do benefício, além de estreitar os laços profissionais com o tribunal
O público presente no evento realiza a auditagem do processo de aposentadoria, ou seja, homologam processos referentes a pensão por morte, reserva remunerada e reforma para os militares. Para o técnico Umberto Donato, a experiência trouxe bons resultados. Esse foi um curso oportuno para conhecer o sistema, principalmente para nós, que fiscalizamos os processos que chegam aqui. Creio que seja uma parceria importante do Sergipeprevidência com o TCE, disse.
A técnica Priscila de Oliveira Ferrão, nova no setor, afirma que o sistema poupa trabalho para a Coordenadoria Jurídica. Os benefícios envolvem várias leis, e precisamos checar todas elas para evitar deslizes no processo. Com o Sisprev podemos dar continuidade ao trabalho com mais agilidade.





